Hoje Vota-se na Universidade do Minho

Hoje vota-se para o Conselho Geral da Universidade do Minho, um órgão novo e importante que resulta dos novos estatutos. Entre outras coisas, o CG vai ser responsável pela escolha do novo Reitor e é constituído por 12 professores, 1 funcionário e 4 alunos. Há 3 listas de professores e o resultado final decorrerá da aplicação do método de Hondt.

Um dos aspectos importantes do novo processo de escolha do Reitor é a diminuição significativa do peso dos alunos. No método anterior, com um peso exagerado dos alunos, alguns candidatos a Reitor tentaram comprar o voto dos alunos por processos que não deixam saudades e isso deverá ter acabado.

Não quero pronunciar-me sobre cada uma das listas, uma vez que deixei de fazer parte do processo. Desejo veementemente que o novo Reitor seja menos autista do que o actual e veria com bom olhos que fosse um humanista; isto porque o único humanista que foi Reitor da UM, até hoje, foi o saudoso Prof Lúcio Craveiro Martins. Acho que é tempo de voltar a passar por uma experiência similar.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under sociedade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s