Rua Nova de Santa Cruz

A Rua Nova de Santa Cruz, em Braga, é uma rua feia e com ar sujo; isto incomoda-me especialmente, porquanto passo por lá amiúde a pé. img155Na extremidade do lado de Gualtar, junto à universidade, há prédios recentes, com apartamentos alugados a estudantes, que têm, ao nível da rua, uma profusão de bares, cafés, serviços de fotocópias, de informática e todos os negócios dirigidos a estudantes.img156 Todas as paredes e colunas destes prédios estão forradas por cartazes em variado estado de decomposição, colados uns sobre os outros. img157De manhã acontece frequentemente o chão estar juncado de copos de plástico, garrafas de cerveja e até vomitado, despojos de refregas nocturnas. Funcionários municipais lá vêm recolher a maior parte desse lixo e mais tarde o aspecto é menos repugnante.

A rua desenvolve-se numa sequência que alterna casas abandonadas com construções mais modernas, sem qualquer lógica e com um aspecto geral de desordem. img154Os passeios são inicialmente de cimento cheio de remendos para passarem a lajes de granito, antigas mas desniveladas pelos carros que lhes pisam em cima. Sucedem-se as oficinas de automóveis, armazéns de vidro, vinhos e uma variedade de outras coisas, que são sempre motivo para veículos comerciais estacionarem com as rodas em cima do passeio.img158

Mais adiante há um jardim particular, sobreposto a um muro mais alto que uma pessoa, que passa despercebido a muita gente. O jardim está um bocado abandonado, mas sempre é uma mancha verde. img160

O Café Novo merece uma menção, porque à sua frente cheira a ranço, resultado do óleo de frituras que é despejado na rua e tem degradado o pavimento.

Já próximo da Rua da Fábrica fica a antiga fábrica de sabonetes Confiança, com os vidros quase todos partidos.


img161

Anúncios

1 Comentário

Filed under sociedade

One response to “Rua Nova de Santa Cruz

  1. Sousa

    Voçe para alem de ser um pseudo-inteletual que deve precisar de chamar a si as suas maravilhosas solucoes para a vida dos outros,uma vez que ao que parece vida propria parece ser inexistente. posto isto tente viver a sua vida e nao faça afirmaçoes que nunca possa sustentar sob pena de poder mais tarde ter alguns dissabores. O café Novo caso não saiba nunca despejou qualquer tipo de residuos na rua uma vez que tem um protocolo de reciclagem com as entidades competentes e se cheira a ranço é porque o senhor tem o nariz muito perto da sua boca e obviamente como dá para perceber o senhor deve cheirar muito mal de dentro do seu corpo porque só tem porcaria dentro da cabeça. Pense bem antes de falar e dizer coisas que não são verdade. Passar bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s