A Vida num Sopro

a-vida-num-soproDesta vez José Rodrigues dos Santos abandonou os códigos e os enigmas para nos dar um romance na linha de A Filha do Capitão, centrado na história recente do nosso país. Para mim foi uma mudança bem vinda, porque o filão dos enigmas me parecia esgotado.

A época é dos primeiros tempos da ditadura e JRS mostra-nos os métodos insidiosos da PVDE para conseguir informações e informadores e como os inspectores daquela polícia exerciam o seu poder discricionário sem restrições.

Também nos apercebemos do papel submisso das mulheres relativamente aos maridos e das filhas relativamente aos pais. A interrupção de um amor de juventude por uma mãe que queria as filhas bem casadas é a linha central do romance.

Ao lado de Portugal desenvolve-se a guerra civil de Espanha e JRS dá-nos uma perspectiva do conflito através de um legionário português fugido à justiça.

O romance é muito agradável de ler, está bem escrito e apresenta-nos, de onde em onde, o falar popular da Terra Fria de Trás-os Montes, bem como algumas passagens em castelhano e galego.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s