Máquinas Evolutivas

No Público vem uma notícia com o título Computação evolucionária: investigadores de Coimbra tentam encontrar soluções para problemas complexos na biologia. Lendo a extensa notícia fica-se com uma ideia muito vaga e confusa dos procedimentos, que são também conhecidos pela designação de Algoritmos genéticos.

Este tipo de computação aplica-se a problemas demasiado complexos para serem tratados por modelos. Para isso cria-se um número muito grande de soluções, todas más mas umas piores do que outras, e permite-se que essas soluções se vão cruzando e reproduzindo, tal como se fossem seres vivos. No processo de reprodução permite-se que vão aparecendo pequenas alterações, geradas aleatoriamente, as quais dão origem a algumas soluções inteiramente diferentes das progenitoras. Ao mesmo tempo é criado um mecanismo de selecção, permitindo que as soluções que se revelam melhores gerem mais descendência do que as de pior performance. Ao fim de muitas gerações fica-se com um conjunto de soluções todas razoavelmente adaptadas ao fim em vista.

Este tipo de procedimentos é aplicado a sistemas de grande complexidade como é, por exemplo, o da avaliação do risco de seguros.

Anúncios

2 comentários

Filed under sociedade

2 responses to “Máquinas Evolutivas

  1. José B. Almeida

    Pois é, mas apetece perguntar quanto dessa evolução é um processo inexorável, independente da vontade dos homens.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s