Discutir a Europa

É pouco provável que a campanha eleitoral para as eleições para o Parlamento Europeu se centre na discussão de questões europeias, como diz pretender Vital Moreira; também é pouco provável que a maioria dos portugueses esteja interessada num debate sobre questões europeias. É pena que assim seja, mas vivemos no mundo real e não num mundo que pudéssemos idealizar.

Julgo que a construção da Europa, sendo uma construção humana, é também uma inevitabilidade, quer dizer, mais de uma forma ou de outra, com avanços e recuos, a Europa teria sempre de chegar à conclusão de que é unida que consegue ser uma potência no mundo actual. Penso que isto faz parte do processo evolutivo, de que já falei aqui várias vezes, que se estendeu, naturalmente, do nível dos seres biológicos para o das sociedades, criando o que poderíamos designar por seres sociais.

É evidente que uma campanha eleitoral centrada em questões filosóficas não conquista votos, mas também não os conquista uma campanha virada para as vantagens individuais e nacionais da construção europeia. Assim, lá teremos que suportar uma campanha virada para o mesquinho, para o apontar dos defeitos individuais dos adversários, etc.

Anúncios

1 Comentário

Filed under sociedade

One response to “Discutir a Europa

  1. Pingback: Federação de Estados Europeus « Blog BDA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s