Mistificação

A propósito dos bons resultados obtidos pelos alunos nas provas de aferição, disse Maria de Lurdes Rodrigues: “São resultados positivos, na continuidade dos que se tem verificado nos últimos anos. Portanto, melhorias ligeiras daquilo que são as competências tanto em Língua Portuguesa como em Matemática”

A confusão feita pela senhora ministra é deliberada e revela má fé. Os resultados das provas não são uma medida directa das competências, desde logo porque dependem grandemente do grau de exigência das provas, mas também por diversos outros factores. Se não houvesse outros indicadores da falta de conhecimentos dos alunos até poderíamos regozijar-nos com os bons resultados. Mas a experiência do dia a dia, seja na escola seja fora dela, revela uma situação muito diferente, legitimando a suspeita de que as provas têm vindo a ser facilitadas gradualmente. De forma mais objectiva, sempre que os nossos alunos são testados em conjunto com os de outros países europeus revelam desempenhos no extremo inferior da tabela, confirmando que o seu nível de conhecimentos é bem inferior ao desejável.

Anúncios

1 Comentário

Filed under sociedade

One response to “Mistificação

  1. A Educação em Portugal está pelas ruas da amargura. A ministra Maria de Lurdes Rodrigues, apostada em melhorar as estatísticas, “oferece” os exames aos alunos. E por outro lado, quer mostrar exigência no sistema, confrontando os professores.

    A última notícia hilariante é esta: A prova de Língua Portuguesa do 9º ano “foi básica”

    Tal como eu já tinha dito aqui: É necessário voltar a colocar os patamares de exigência. É necessário voltar a dar condições aos professores. É necessário remodelar e actualizar escolas. É necessário passar á sociedade uma nova cultura de mérito. É necessário também combater o insucesso escolar com várias medidas. É necessário mudar o sistema de ensino facilitista, não só no secundário mas desde o 1º ciclo…

    Mais 3 pontos para a ministra na Superliga “incompetente-mor”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s