Down Under

Down UnderHei-de continuar a escrever sobre os locais que visitei na Austrália mas antes disso quero referir o livro de Bill Bryson, Down Under, que li já depois do regresso. Bill Bryson tem uma forma humorística de descrever as peripécias das suas viagens e dos encontros com pessoas locais e este livro traz várias vezes um sorriso à boca, senão mesmo uma gargalhada.

Trata-se da descrição de várias semanas passadas na Austrália, sozinho ou na companhia de amigos, mas nunca em pacotes turísticos. Este tipo de experiência é bem diferente da de um turista que se meta em excursões organizadas mas é muito pouco eficiente para quem tenha pouco tempo; e a Austrália tem tanto para ver e conhecer que a assistência de guias turísticos é bem vinda.

O autor dedica muito espaço aos perigos da Austrália, sobretudo no que respeita a animais que matam; são muitos e os relatos de ocorrências também são muitos, mas não parece que ele tenha estado alguma vez em situação de perigo. Por não ter tido guias turísticos o autor não viu, por exemplo, crocodilos e parece ter observado menos animais selvagens do que eu tive oportunidade de ver em duas semanas.

Bill Bryson documenta-se bem, lendo livros e jornais, pelo que o livro nos ensina muito sobre a sociedade, história e vidas animal e vegetal da Austrália, o que é muitíssimo bem vindo. Dedica algum espaço aos aborígenes, um povo com sessenta mil anos, que os ocidentais têm enorme dificuldade em compreender e não sabem como fazer participar dos benefícios do desenvolvimento. A alternativa para os aborígenes é serem felizes nas suas reservas, seguindo os seus costumes, ou tornarem-se párias se resolvem viver nas cidades.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “Down Under

  1. Pingback: Bill Bryson em casa | Blog BDA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s