Frist among equals

O sistema eleitoral do Reino Unido funciona na base de círculos uni-nominais, designados constituencies. Cada círculo elege um único deputado, que é aquele que consegue maior número de votos; um partido pode ser 2º em todos os círculos e não elege nenhum deputado, enquanto outro partido que fique em 1º num único círculo elege esse deputado, independentemente do que aconteça no resto do país. Este sistema, altamente não-proporcional, tem contudo a vantagem de proporcional uma ligação forte entre os deputados e seus constituintes.

No romance de Jeffrey Archer seguimos o percurso de 4 deputados, eleitos pela primeira vez para o Parlamento simultaneamente, e ficamos a conhecer muitos dos meandros da política Britânica; Jeffrey Archer sabe do que fala, porque foi, ele próprio, deputado. Os golpes baixos e as traições, bem como promessas de benefícios a troco de votos são frequentes; as personalidades dos 4 protagonistas e as suas formas de estar são diferentes e nem todos fazem uso dos mesmos processos para alcançar os seus propósitos.

O romance foi escrito em 1984 mas a história desenrola-se num período que vai dos anos 60 até à década de 90, quer dizer, há uma primeira fase em que a história aparece ancorada em factos reais, com Primeiros Ministros e governos que existiram de facto, e uma segunda fase inteiramente especulativa. A primeira fase é francamente melhor do que a segunda e proporciona uma leitura empolgante. A última parte lê-se mais como um longo epílogo e é muito menos cativante.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s