Portagens nas SCUT

Dentro de pouco mais de duas semanas começam a ser cobradas portagens em três auto-estradas do litoral Norte e hoje foram publicados os preços dos diferentes troços; quanto a estes não há grandes surpresas, dado que já tinha sido anunciado um preço médio de 8 cêntimos por quilómetro. Verifica-se que permanecerão gratuitos alguns troços e que o preço é uniforme, para todos os veículos, ao contrário de que acontece com as restantes portagens.

Continua a não se saber quase nada sobre método de cobrança, embora pareça adquirido que o dispositivo de Via Verde será reconhecido pelos novos portais e que os veículos que não tenham este dispositivo disporão de um ano para se equipar com um identificador electrónico, para já misterioso. Mistério é também a forma de cobrança para estes veículos enquanto não procedem à instalação do dito dispositivo. Já li que os portais são capazes de ler matrículas e que, por essa via, poderá ser feita a cobrança a todos os veículos, tenham ou não dispositivo electrónico, mas não percebo, então, porque se exige a colocação de um dispositivo. Mistério também quanto ao que se passará relativamente às matrículas estrangeiras; penso que o mais provável é que não venham a pagar portagem.

Deixei para o fim o principal. As SCUT foram uma criação populista de António Guterres e parece provado que não são sustentáveis; a única forma razoável de lidar com a questão seria a abolição completa de todas as SCUT e não a invenção de critérios cuja aplicação é tudo menos transparente.

Editado: A notícia do Público dá a entender que haverá diferentes classes de veículos, tal como nas outras auto-estradas.

Anúncios

1 Comentário

Filed under sociedade

One response to “Portagens nas SCUT

  1. No PouparMelhor juntamos a informação das portagens das diversas SCUT, e colocamos tudo no Google Maps. Para ver a localização dos lanços portajados e os preços (naquelas em que isso já está definido), vejam em:

    http://www.pouparmelhor.com/porticos-scut-no-google-maps/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s