Princípio do fim da encenação

A falta de conhecimentos de Português, Matemática, Física e Química dos alunos dos ensinos básico e secundário é assustadora; isto é verificado pelos seus professores e torna-se patente quando estes alunos entram na universidade. Um estudo recente revelou que um em cada quatro alunos que entram no Instituto Superior Técnico não sabe responder à questão “Quanto é um meio mais um meio”. O Técnico é a escola de engenharia mais prestigiada do país, aquela que tem as notas de entrada mais elevadas, por isso imagine-se qual será a situação nas outras.

Os exames nacionais deveriam revelar este estado de coisas e, de facto, em 2007 mais de 70% dos alunos teve nota negativa a Matemática no exame do 9º ano. O ministério de Maria de Lurdes Rodrigues reagiu com o Plano de Acção para a Matemática, que teve o efeito surpreendente de reduzir aquela percentagem para 44,9% no ano seguinte e 36,2% em 2008. Só que a Sociedade Portuguesa de Matemática veio dizer que os exames tinha sido escandalosamente simples, a roçar a imbecilidade. Este ano aquela sociedade classificou os exames como mais sérios, embora abaixo do nível que seria desejável, e o resultado aí está, a percentagem de negativas voltou a subir para 48,7%.

A situação é extremamente preocupante, desastrosa, talvez, mas já é bom se não se tentar tapar o Sol com a peneira.

Novo site do blog: www.b-d-a.biz

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s