Cartões nas escolas são ilegais.

Os cartões electrónicos para os alunos encontram-se presentemente disseminados pela grande maioria das escolas e podem servir apenas como meio de pagamento ou permitir aos encarregados de educação exercer um controlo apertado sobre as actividades dos seus educandos. Segundo a Autoridade Nacional para a Protecção de Dados a situação é ilegal, porque aquela entidade não foi consultada, mas não pretende actuar até que haja uma queixa.

No Público diz-se:

Para Helena Marujo, professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, o problema é mais complexo. “As transgressões são importantes no processo de aprendizagem e corre-se aqui o risco de deixar de haver espaço para a privacidade e para o não cumprimento das regras, que também faz parte do desenvolvimento das crianças e dos jovens”, declara aquela docente, para quem o recurso a estas tecnologias devia ter sido precedido de “uma discussão prévia entre os pais, professores e os próprios alunos”.

“No mínimo, as escolas deviam acompanhar a adopção destas tecnologias de alguma formação aos encarregados de educação”, porque há o risco de estas retirarem aos miúdos “a capacidade de auto-regulação”.

Compete aos encarregados de educação decidir até que ponto devem saber de e controlar as actividades dos seus educandos e o alheamento face a essa responsabilidade, que se verifica há muitos anos, tem contribuído para o agravar da situação em que se encontram muitos dos jovens de hoje. É claro que noutros tempos os pais e educadores não dispunham de meios tecnológicos de controlo mas as escolas tinham regimes de disciplina e policiamento que quase desapareceram, quer por serem ditos pedagogicamente incorrectos quer por serem caros, e caiu-se num vazio que levou ao caos actual. Os cartões são bem-vindos, na medida em que restituem aos educadores uma responsabilidade que lhes cabe.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under sociedade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s