Porque arde tanta floresta?

A questão repete-se todos os anos, quando chega o verão e começam a eclodir os incêndios florestais. Este ano, porque já desde 2005 que as áreas ardidas andavam bastante abaixo da média, esperava-se um verão difícil, caso a meteorologia fosse favorável a incêndios e isso aconteceu. Sem a gravidade de 2003 e 2005, a área ardida este ano foi bastante significativa, com a agravante de terem ardido partes importantes de áreas protegidas, como o Parque Nacional da Peneda Gerês.

A tipologia de muitos fogos, as horas a que se iniciam, o facto de surgirem em vários locais a alguma distância uns dos outros quase em simultâneo, deixam a quase de certeza de que são ateados deliberadamente. Muitos outros surgem por incúria e alguns, poucos, por causas naturais. Esta constatação não ajuda a perceber as motivações dos incendiários, porque parece que eventuais rixas de vizinhos e piromania de alguns ficam muito longe de explicar tanto incêndio; este verão andámos pelos 300 incêndios diários. Inevitavelmente, procuram-se interesses económicos de madeireiros de imobiliários e mesmo de empresas interessadas no combate a incêndios; tudo são explicações possíveis e tudo parece pouco.

A notícia de hoje no Público, sobre este assunto, revela que há áreas no país que já arderam 14 vezes em 30 anos, quer dizer, ardem ano sim ano não. Porque parece haver uma coincidência entre essas áreas e as zonas de pastorícia, atribui-se esses fogos a pastores que pretendem renovar as pastagens, usando uma técnica ancestral; quando estes fogos fogem ao controlo dos pastores, podem tornar-se incêndios de grandes dimensões. É mais uma achega, mas parece-me que continuamos muito longe de perceber porque arde tanta floresta.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under sociedade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s