Impressão a pedido

Há dias houve uma pessoa que me disse que um livro seu tinha esgotado os 10 mil exemplares da primeira edição, ao fim de muitos anos nas prateleiras, e que não pensava fazer uma reedição, porque os custos são muito elevados e nunca se sabe quanto tempo vai levar para vender todos os exemplares. Disse-lhe que essa questão pode ser hoje resolvida facilmente através do sistema Pint on Demand, que consiste em imprimir o livro só na altura em que existe uma encomenda. Hoje em dia o preço de impressão de cada exemplar não depende do número de exemplares, por isso nada justifica as grandes edições que nunca mais se vendem.

A pessoa em causa ficou a pensar no assunto, mas julgo que não ficou muito convencida. Entretanto fiz uma busca na internet e descobri o site lulu.com, que faz precisamente o serviço de print on demand. Os preços de impressão são cerca de 2 cêntimos de dólar por página mais encadernação, aproximadamente 4,5 dólares. Quer dizer, um livro de 200 páginas custará entre 8 e 9 dólares. É claro que há que contar com preços de expedição, mas mesmo considerando esse custo o livro pode ser colocado em Portugal a um preço competitivo. Quem estabelece o preço de venda é o autor e a empresa impressora cobra 20% do lucro bruto, mas o livro fica no catálogo on line, o que vai beneficiar as vendas.

Para além do lulu.com encontrei outros sites que oferecem este tipo de serviço, em particular encontrei a Bubok.Pt, empresa localizada em Portugal, o que permite reduzir os custos de expedição. Uma simulação feita no site desta empresa, para um livro de 200 páginas, deu um custo de 10,03 euros.

Deixe um comentário

Filed under sociedade

Deixe um comentário