Fonte do Ídolo

Na semana passada voltei à Fonte do Ídolo, onde tinha ido, pela primeira e única vez, há mais de vinte anos. Naquela altura o local estava votado ao abandono, com ervas a crescer por todo o lado, mas agora está devidamente musealizado, com infraestrutura de acolhimento onde é possível assistir a um video de dez minutos com uma interpretação do monumento.

Trata-se de um monumento esculpido na rocha, datado do Sec. I, de características locais e não romanas. A interpretação que nos é apresentada no video é plausível mas não consensual, já que subsistem inúmeras dúvidas entre os investigadores que se têm ocupado deste monumento. É constituído por uma figura vestida com toga e uma outra figura dentro de um nicho, além de algumas inscrições; na vizinhança existem outros vestígios que também forma postos a descoberto.

A menos que se seja um visitante privilegiado, não é possível a aproximação ao monumento e a observação faz-se a partir de uma varanda, o que dificulta muito a obtenção de fotografias com alguma qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s