Resultados dos testes PISA

No relatório da OCDE relativo aos testes PISA de 2009 verifica-se uma subida apreciável da literacia dos jovens portugueses relativamente ao teste anterior, de 2006. Naturalmente que estes resultados foram aproveitados politicamente pelo Governo para reivindicar a justeza as medidas que tem tomado no domínio da educação. Por outro lado houve quem começasse a duvidar da qualidade da amostra, levantando a suspeita de que o Governo poderia ter influenciado a sua constituição, enviesando-a no sentido de obter resultados mais positivos.

A OCDE assegura que tanto a escolha das escolas que participaram como a dos alunos foi feita de forma aleatória, respeitando critérios estatísticos de representatividade, que nem o Governo interferiu na escolha das escolas nem estas na escolha dos alunos; porquê duvidar? A verdade é que os professores sentem que os conhecimentos dos alunos andam muito abaixo do desejável e se Portugal aparece agora na média dos países da OCDE isso só pode significar que a situação é confrangedora por todo o lado, ou quase.

O relatório da OCDE é muito extenso e só está disponível na totalidade mediante pagamento mas há muito material que pode ser consultado aqui. Do press release podem extrair-se alguns excertos que se referem a Portugal, nmeadamente

Some OECD countries saw strong gains in reading literacy, most notably Chile, Israel and Poland, but also Portugal, Korea, Hungary and Germany. In mathematics, Mexico, Turkey, Greece, Portugal, Italy and Germany saw rapid improvements. In science, Turkey, Portugal, Korea, Italy, Norway, the US and Poland showed the biggest improvements.

Acreditar que o Governo tem um braço suficientemente comprido para influenciar estes resultados é levar a teoria da conspiração longe demais.

Ler no Público.

Anúncios

1 Comentário

Filed under sociedade

One response to “Resultados dos testes PISA

  1. As falsidades dos dados do PISA ou das conclusoes que dele sao retiradas é, no mínimo, assustadora…! Quem faz este estudo mente com todas as letras do alfabeto. A mentira ultrapassa os resultados escolares… Vejam isto e comentem… Salários dos Professores na OCDE – Verdade ou Mentira ? Vale sempre a pena ter sentido crítico. A transparência é a arma que melhor combate a mentira…! Como bem se diz, contra factos não há argumentos (que resistam!).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s