Casa dos Viscondes da Várzea

Objectos de decoração enchem todas as superfícies.

A passagem de ano foi em Lamego no Hotel Rural Casa dos Viscondes da Várzea. Na verdade tratou-se de um convite para um casamento cuja parte social teve lugar no dito hotel e foi aí que nos alojámos. Não vale a pena colocar aqui aquilo que pode ser lido e visto no site do hotel, mas sim as impressões pessoais.

A casa é um edifício interessante, localizado numa grande quinta agrícola, e dispões de 5 quartos na casa principal e mais 30 em anexos. Dentro de casa, a decoração é esmagadora; todas as superfícies e prateleiras dos muitos móveis estão recheadas de objectos de prata, porcelana e outros.

Mesa do almoço.

Proliferam os arranjos de flores artificiais de muito bom gosto, nada de plásticos. Nas paredes há quadros e inúmeros espelhos e as janelas têm cortinados pesados.

Os quartos variam mas aquele que nos foi destinado situa-se numa antiga adega, com o respectivo lagar. Uma das paredes do lagar foi cortada e lá dentro estão as duas camas de casal e uma cómoda em madeira pintada. Todas as paredes e o chão são em pedra de granito tosco. O conjunto é bastante interessante.

Quarto de dormir. As camas e a cómoda estão dentro de um antigo lagar.

Uma palavra para a cozinha, excelente. Comemos uma refeição e um pequeno almoço não incluídos no casamento, ambos óptimos.

Sala do pequeno almoço.

O acesso faz-se pela povoação de Britiande, embora a casa esteja na freguesia da Várzea de Abrunhais. Procurei seguir as indicações do GPS até à local indicado nos mapas Google mas este local está errado e tive que perguntar. A localização correcta do portão da quinta é 41.065498 N, 7.788935 W; depois ainda há que andar quase 2 quilómetros dentro da quinta.

Expositor de pratas.

Anúncios

3 comentários

Filed under casa

3 responses to “Casa dos Viscondes da Várzea

  1. Carlos

    Hotel onde tudo é reciclado…
    Comida congelada e descongelada duas ou tres vezes caso nao seja toda utilizada, sim toda porque se for utilizada só uma perte de um bolo por exeplo o mesmo volta a ser congelado e voltado a servir numa proxima oportunidade, deliciosas murses que sao acrescentadas de caso nao sejam todas consumidas.
    A dona do dito lindo, bonito e melhor hotel de lamego dona tambem de uma loja de roupa, melhor roupa da feira da zona com um simples mudar de etiquetas, vende roupa como uma marca dela mas que realmente é feirex.
    Viva aos Viscosdes da Varzea…

  2. Luis Assunção

    Gostei imenso da descriçãoque fizeste deste local. Como a vossa estadia foi num dia e numa comemoração especial, espero que não tenhas exagerado na descrição do local. Pode ser que lá vá um dia destes. Quem sabe? Um abraço.

    • José B. Almeida

      Naturalmente que alguns elementos de decoração eram específicos da época mas estou certo de que a casa mantém todo o seu charme em qualquer altura do ano; penso mesmo que deve ser mais agradável quando o tempo permitir uns passeios pela quinta e houver flores e árvores com frutos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s