Maquiavel o Incompreendido

Maquiavélico significa ardiloso, pérfido, sem escrúpulos. Mas afinal quem foi Maquiavel e o que fez para que o seu nome ficasse associado a perfídea? Quando comecei a ler a sua biografia, por Michael White, não sabia nada da sua vida. Fiquei a saber que foi um diplomata, ao serviço da cidade de Florença, com altos e baixos na sua vida. Também foi um libertino e profundamente descrente da Igreja Católica, cujos membros não eram, na altura, nenhum modelo de virtude.

Na sua intensa actividade diplomática teve oportunidade de privar com muito lideres europeus dos Secs. XV e XVI, o que o levou a formar opiniões sólidas sobre as características de um líder forte. Também verificou que, frequentemente, aqueles que eram tidos como pessoas boas acabavam por causar ao povo mais sofrimento do que os tiranos.

Nas suas obras de análise política expôs desapaixonadamente as conclusões que tirou durante toda uma vida, as quais iam muitas vezes contra a moral cristã. Com o passar dos tempos Maquiavel começou a ser considerado como um homem sem moral, para quem os fins justificavam o meios.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s