A Fraude

A acção desenrola-se num tempo futuro, quando a análise literária deixou de ser subjectiva para ser baseada em algoritmos que são aplicados aos textos por via informática. Os livros ostentam um selo oficial, com a classificação do seu valor literário, que acaba por determinar o seu sucesso comercial.

Querubim acaba de ser despedido do banco onde trabalha e resolve, por mera curiosidade, mandar analisar um poema que lhe saiu especialmente bem e, qual não é o seu espanto e o da agente que fez a análise, quando lhe é atribuído um valor nunca visto. Um primeiro livro é editado, que é um sucesso imediato, apesar de apenas um dos poemas ser verdadeiramente excepcional.

Mas Querubim e a agente Diana tornam-se amantes e os actos de amor inspiram Querubim de tal forma que um segundo livro é inteiramente constituído por poemas de enorme valor. De facto quem inspira Querubim é a deusa Vénus, que se apaixonou por ele e encarna em Diana para conseguir realizar o seu amor. No Olimpo, no entanto, esta situação não é nada bem vista e desencadeiam-se invejas e viganças com reflexos em Querubim e Diana.

O romance alterna capítulos de acção terrestre, escritos em linguagem corrente, com outros de acção no Olimpo, grafados em itálico e escritos numa linguagem sintética; o conjunto não desagrada e lê-se com gosto. Pelo meio ficam alguns episódios com um professor universitário, que pretende ressuscitar os antigos métodos subjectivos de análise literária e não consegue ultrapassar as barreiras da ciência oficial. Estes episódios remetem para a situação que se vive hoje em dia com a medição do mérito científico dos investigadores através de algoritmos, a qual deixa de fora aqueles que se afastam das correntes mais em voga.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s