A qualidade do nosso ar

O título da notícia, no Público, é “OMS lista Portugal como um dos 80 países que não cumprem qualidade do ar” e a pergunta que me sugeriu foi: e isso é bom ou mau? Bom não deve ser, com certeza, mas é mau até que ponto? O desenvolvimento da notícia refere um estudo da OMS, que pode ser lido aqui, que envolveu medições feitas em 91 países, entre 2003 e 2010, com a maioria dos dados referentes aos anos de 2008 e 2009. A primeira conclusão é que dos 91 países analisados apenas 11 cumprem o objectivo estabelecido pela OMS, mas vamos a detalhes.

O estudo respeita às partículas em suspensão no ar, sobretudo em ambientes urbanos, para as quais a OMS estabelece valores máximos, desejáveis, em dois níveis: 20 e 10 microgramas por metro cúbico, respectivamente para partículas com diâmetro até 10 e 2,5 micrometros. Se, para o primeiro nível, foram monitorizados 91 países, já para o segundo nível foram apenas 37. Vejamos, então, quais foram os 11 países que cumpriram no primeiro nível, o das partículas maiores: Estónia, Ilhas Maurícias, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Luxemburgo, Butão, Mónaco, E.U.A., Finlândia e San Marino, por esta ordem; Portugal aparece em número 30. Relativamente às partículas mais pequenas, apenas 6 países, dos 37 analisados, cumprem o objectivo e são: Estónia, Ilhas Maurícias, Canadá, Austrália, Finlândia e Noruega; Portugal aparece logo a seguir, em sétimo lugar.

Postas as coisas em perspectiva é muito mais fácil formar uma opinião sobre a qualidade do ar que respiramos, sem alarmismos.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “A qualidade do nosso ar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s