Não pagar as dívidas não é opção

Não entendo, de todo, como pode alguém, minimamente inteligente, defender que Portugal deixe de pagar a sua dívida externa, independentemente das justificações que sejam dadas. Já para não falar na quebra de compromissos assumidos por governos legítimos, portanto compromissos de toda a população, o efeito imediato de uma declaração de não pagamento fecharia imediatamente a torneira do crédito, o que significaria que o Estado deixaria de ter dinheiro para pagar fosse o que fosse: salários, hospitais, escolas, polícia, tribunais… Imediatamente a seguir seríamos forçados a sair do Euro e a voltar ao Escudo, profundamente desvalorizado, tornando muito mais caros todos os bens importados. Mas há mais.

Para comprar fosse o que fosse no exterior teríamos que fazer pagamento antecipado, por não termos crédito; os bens produzidos no país não sofreriam um encarecimento directo mas seriam afectados indirectamente, já que estão dependentes dos preços dos combustíveis e de muitas outras importações; as saídas de cidadãos para o estrangeiro tornar-se-iam não só caras como difíceis.

Uma saída do Euro é uma possibilidade, desde que seja programada e que o país respeite os seus compromissos internacionais, mas nunca de forma atabalhoada.

Já perceberam que isto vem a propósito das declarações do vice-presidente da bancada parlamentar do PS, Pedro Nuno Santos, profundamente irresponsáveis e reveladoras de uma falta de qualidade da pessoa em causa, que a torna perfeitamente indigna do lugar que ocupa. Ainda gostava de ver os nossos parlamentares sujeitos a um exame de competências e conhecimentos, para perceber a miséria que por ali vai.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under sociedade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s