Universo alcunha de Deus

No episódio da sarça ardente Deus, respondendo à pergunta de Moisés sobre qual era o Seu nome, disse: Eu sou aquele que É. Esta é uma tradução geralmente aceite para o nome hebraico de Deus, hoje transliterado para Javé. Há dias escrevi aqui, a propósito do Bosão de Higgs, que tudo leva a crer que o Universo não necessitou de ser criado e que, pura e simplesmente É; o Universo parece ter sido capaz de criar tudo quanto existe e, como tal, este Universo justapõe-se e coincide com o conceito de um Deus criador de todas as coisas. Também a crença cristã de que Deus está em toda a parte e em todas as coisas se torna inteiramente compatível com um Universo criador.

A tradição criou uma imagem antropomórfica de Deus, como alguém sobre-humano mas, de alguma forma, dotado de características de inteligência, comportamento e vontade à imagem do ser humano, e é aí que deixa de haver compatibilidade entre a tradição cristã e o Universo criador. O Deus que julga, premeia e castiga, o Deus com livre arbítrio e capacidade de alterar a ordem natural das coisas, dificilmente pode ser compatibilizado com o Deus Universo. É possível a existência de uma consciência e de uma vontade universais, resultantes das consciências e vontades colectivas, como explica Neale Donald Walsch em Conversas com Deus; nestas circunstâncias, uma vontade colectiva poderia, até certo ponto, provocar acontecimentos improváveis. Eu próprio já há anos sugeri, em O Cérebro do Planeta, a possibilidade de a raça humana constituir um ser de escala planetária, dotado da sua própria inteligência, mas quando falamos do Deus Universo falamos de um ser à escala de todo o Universo e não do planeta Terra.

Estas considerações são profundamente inquietantes para mim próprio; não se julgue que estou seguro daquilo que escrevo e que sou detentor de alguma espécie de revelação. Trata-se, tão só e não é pouco, de ter sido treinado para usar a cabeça, o que fiz durante toda a vida, e de não poder agora desligar o interruptor para que ela deixe de trabalhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under sociedade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s