A Tia Julia e o Escrevedor

Tia JuliaRomance com elementos biográficos, conta a história de um jovem de 18 anos, com o mesmo nome do autor, que trabalha numa rádio de Lima e se apaixona por uma tia viúva, 14 anos mais velha. As peripécias do romance são entremeadas com elementos das várias rádio-novelas que eram transmitidas na altura, todas da autoria de um prolífico escritor e ensaiador boliviano, de nome Pedro Camacho.

A certa altura o rádio-novelista começa a meter os pés pelas mãos, fazendo aparecer numa novela personagens que anteriormente pertenciam a outra, até que se gera uma enorme confusão com consequências desastrosas. Varguitas, como é conhecido o protagonista do romance, vê-se envolvido na embrulhada, primeiro porque estabeleceu uma relação próxima com o boliviano e depois porque é, ele próprio, escritor.

O leitor não recebe qualquer aviso de que a narração transita da história principal para alguma das novelas mas, com o decorrer da leitura, acaba por perceber onde está em cada instante; o resultado é, frequentemente, humorístico. A escrita de Llosa é elaborada e erudita e a tradução é muito boa, tornando a leitura num prazer.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s