Sobre mim

R. da Rosa

Chamo-me José Borges de Almeida e o nome do blog (Blog BDA) foi construído com as iniciais do meu apelido. Nasci em 18 de Janeiro de 1949, no 3º andar do nº 220, na Rua da Rosa, no Bairro Alto, em Lisboa; é o prédio com varandas compridas, imediatamente à direita na fotografia. Vivi neste prédio até 1954, ano em que os meus pais se mudaram para a Rua David Melgueiro, 18, no Restelo.

R. David Melgueiro

Escola 63

Andei na Escola Nº 63, que se situava inicialmente onde hoje é o Largo Maria Isabel Aboim Inglês e foi transferida para edifícios novos na Praça de Goa; foi aí que fiz a 4ª classe.

Liceu D. João de Castro (de http://i.olhares.com/data/big/84/842060.jpg)

Passei depois para o Liceu D. João de Castro, onde terminei o 7º ano em 1966.

No Instituto Superior Técnico tirei o curso de Engenharia Electrotécnica, que terminei em 1971. Antes de terminar o curso comecei a dar aulas como monitor de Física e depois de acabar o curso fui contratado como assistente eventual pelo IST.

Rua em Bissau (de Panoramio)

As aulas foram interrompidas em 1972, quando fui incorporado na Marinha de Guerra, para cumprimento do serviço militar. Após um tempo passado na Escola Naval, depois no Ministério da Marinha, fui enviado para Bissau, onde fiquei nas oficinas de apoio da Marinha. Regressei a Portugal em Setembro de 1974 e ao IST em Outubro do mesmo ano.

Em Dezembro de 1974 casei-me e fui viver para um andar na Rua Gonçalves Zarco.

Rua Gonçalves Zarco

Só me mantive em Lisboa até Março de 1976; nessa altura mudei-me para Braga, onde fiquei a trabalhar na Universidade do Minho até me reformar em 2008.

O primeiro apartamento onde vivi, em Braga, situava-se na R. Dr. João Antunes Guimarães. Em fins de 1977 fui para Oxford, para trabalhos de doutoramento, e aí residi na Summertown House, na Banbury Road, com a minha mulher e o meu filho mais velho.

Summertown House

O laboratório onde trabalhava pertencia ao Department of Engeneering Science, ficava na South Parks Road mas o edifício não é visível na fotografia.

South Parks Road

Regressei a Braga em Setembro de 1980 e em 1986 fixei definitivamente residência no Nº 117 da Praça do Condestável.

Praça do Condestável

Na Universidade do Minho, sempre no Departamento de Física, os meus trabalhos de investigação passaram pelos revestimentos de filmes finos, pela óptica e, nos últimos anos, pelos fundamentos da física.

7 responses to “Sobre mim

  1. Cleber H.R.Freitas

    Caro José B. Almeida, parabéns pelo blog me ajudou a tirar algumas duvidas sobre os modelos de Jeep, não abusando de seu conhecimento gostaria de saber se é possível transformar um CJ2 em MB trocando todo conjunto da banheira, eu aproveitaria apenas o chassi com motor e os componentes como eixos, suspensão etc.
    Estou pensando em comprar uma replica da banheira do MB dessas que são fabricadas dentro do padrão do modelo.
    Sem mais obrigado.
    Cleber Freitas

    • José B. Almeida

      O que me pergunta é se é possível transformar um cj2 numa “réplica” de MB e não num verdadeiro MB. Não conheço quem tenha feito mas não vejo porque não será possível; alguns componentes são diferentes, estou a pensar na caixa de velocidades, mas isso não se notaria numa réplica.
      José B. Almeida

      • Cleber H.R.Freitas

        Pensei na caixa também, e se deveria substitui la por uma no padrão MB…O motivo da conversão é que no brasil um MB não sai por menos de 50 mil reais e é possível encontrar um CJ2 por 15 ou 20 mil com a mecânica em boas condições.
        Então vc acha que não terei problemas em colocar a carroceria do MB sobre o chassi do CJ, pois baseado no que li os dois compartilham o mesmo chassi correto…
        Mais uma vez obrigado pela ajuda e pela aula, grande abraço!!!

  2. Luís Ferreira

    Os meus parabéns pelo Blog. Espero esteja tudo bem com o professor e foi preciso encontrar o seu blog para o reencontrar. Fui aluno do Curso Física Aplicada – Ramo Óptica (Lasers) tendo contribuído muito para minha formação, pois também foi meu orientador de estágio na Cabelte (1996 – 1997).
    Espero que goze a sua reforma da melhor forma possível .
    Um abraço,
    Luís Ferreira.

    • José B. Almeida

      Caro Luis Ferreira, tenho sempre enorme prazer em saber dos meus antigos alunos; muito obrigado pelas suas palavras.

  3. José B. Almeida

    Lembro-me muito bem do Paulo Doutel e é sempre com grande prazer que recebo notícias dos meus antigos alunos. Um grande abraço.

  4. É com prazer que,passados estes anos todos, o volto a encontrar graças a estas modernices da internet. Caso não esteja recordado, fiz parte do grupo pioneiro do curso de Física Aplicada – Optometria 1988/1993 da UM. Tenho a agradecer-lhe o facto de, para além de o considerar o melhor professor do curso, me te inspirado, com as suas licções, a ter um espírito livre e mente aberta.
    Apesar de gostar muito de Ciência, acabei por enveredar pelo mundo empresarial (da Óptica, claro).
    E, já agora, parabéns pela reforma (embora um pouco cedo…).
    Um abraço
    Paulo Doutel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s